FOTOGRAFIA > ENSAIO DOCUMENTAL > Aline + Marcos + Alice + Arthur
643 visualizações 0 curtidas
Fotografia Documental de Família. Toda vez que tento explicar porque eu acho isso tão importante, sai um texto imenso com pequenos relatos da minha infância.
Hoje, vou tentar resumir.
A vida está passando e a rotina parece que não muda. Você não acha necessário tirar uma foto da família no começo do dia, fazendo o café da manhã, ou daquele passeio semanal perto de casa. Você vive isso toda semana [e o tempo vai passando] - e vem a sensação de que você não precisa se recordar de algo que faz parte da vida diária. Semana que vem vai ser igual, e na próxima, e depois também...
É nessa armadilha que caímos - achando que a coisa é tão banal que não merece um registro - e só percebemos o quanto perdemos quando, anos depois, nossa memória já não tem detalhes daqueles dias tão lindos e cheios de amor - em todos os pequenos gestos - que vivemos na nossa infância.
Ah, quem me dera ter fotos da minha família na sala, na cozinha, no nosso quartinho - da minha infância cotidiana - que minha memória já faz bastante força para lembrar. Parecia tão corriqueiro.
Acredite, um dia, esses dias vão ser diferentes, e você vai entender o tesouro que é um ensaio fotográfico documental. Feito em um dia qualquer, sem nenhuma pretensão - vai se tornar uma recordação bem especial de um espaço de tempo que ficou perdido na gavetinha da memória.
Sinto só amor pela simplicidade do dia a dia, e nos pequenos gestos cotidianos.